Com o campeão e vice-campeão já definidos, falta apurar o terceiro classificado. O Sporting segue na frente, com três pontos de vantagem, mas tem desvantagem no confronto direto com o SC Braga, pelo que, em caso de empate pontual, são os minhotos que levam a melhor. E nesta última jornada nenhuma das equipas tem tarefa fácil pela frente.
Um pouco mais abaixo, Famalicão e Rio Ave vão decidir quem fica com o quinto lugar, o último que dá acesso às competições europeias. O Famalicão leva um ponto de vantagem sobre os vila condenses e tem uma deslocação difícil pela frente. Visita o Marítimo, que não perde em casa há quatro jogos e soma três vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. Já o Rio Ave, quem também joga fora, visita o Boavista que não ganha há cinco jogos!
O Tondela está mais confortável, com três pontos de vantagem sobre o lugar da linha de água. Joga fora, frente ao Moreirense, e precisa de apenas um ponto. Pode até nem precisar de ganhar, caso sadinos ou algarvios não ganhem.
O Vit. Setúbal, que ficou à tona de água graças ao empate frente ao Sporting, tem 31 pontos e um de vantagem sobre o Portimonense. Joga em casa, frente à Belenenses SAD e não pode facilitar, uma vez que os algarvios defrontam o enfraquecido, e cheio de problemas, Aves. Em termos desportivos, os algarvios são quem tem a tarefa mais facilitada para somar os três pontos, mas em termos de tabela, não depende apenas de si. Uma vitória pode não chegar para garantir a manutenção.