Portugal entra em campo esta quarta-feira frente à Suécia, em mais um jogo a contar para a Liga das Nações. Cristiano Ronaldo está de fora, por estar infectado com Covid-19, mas há estrelas para dar e vender nos escolhidos por Fernando Santos para esta jornada. Muito para esperar deste jogo até porque o Portugal - Suécia tem SuperOdds na Betano.pt.
A bola rola a partir das 19h45 no Estádio José Alvalade e, já se sabe, sem Cristiano Ronaldo no onze. Isso não vai impedir os homens das Quinas de querer repetir o resultado de 8 de setembro, ou seja, a vitória lusa.
Perder com a Suécia em jogos oficiais é algo, de resto, que já não assiste a Portugal desde 1986, no Mundial do México. Desde então as duas seleções encontraram-se 11 vezes e só uma vitória para os suecos, em 2017, mas num jogo particular. Nos sete jogos oficiais desde 1986, Portugal ganhou cinco e só cedeu dois empates, em 2008 e 2009, na qualificação para o Mundial de 2010.
A falta que Cristiano Ronaldo faz...
Fernando Santos diz que “nenhuma equipa pode ser melhor sem o seu melhor.” Quando se refere ao melhor o Engenheiro está a falar, claro, de Cristiano Ronaldo. E nos duelos com a Suécia o capitão português leva isso à letra. Desde a estreia de CR7 pela seleção principal, Portugal já defrontou a Suécia por sete ocasiões. Marcou 10 golos… sete deles foram de Cristiano...
Ainda assim, não há que temer os suecos. É verdade que Portugal ganha mais com Ronaldo do que sem ele. Mas a diferença é tangencial. Desde que CR7 se estreou pela seleção, a 20 de agosto de 2003, Portugal fez 139 jogos oficiais, 120 com e 19 sem Ronaldo. Ganhou 83 dos jogos com Cristiano e 11 jogos sem o capitão. Em termos percentuais, Portugal ganha 60% das vezes em que joga com CR7. Mas quando este está ausente, ganha 58% dos jogos.