O apito vai ecoar num Camp Nou vazio quando forem 21h00 para o arranque do duelo entre Barcelona e Atlético Madrid. Os catalães estão em segundo lugar, a dois pontos do Real Madrid, e não podem dar-se ao luxo de perder mais pontos nesta reta final do campeonato. O Atlético Madrid, 11 pontos atrás do Barça, pode ainda sonhar com o segundo lugar, em caso de vitória, mas estará mais preocupado com o Sevilha, que segue apenas quatro pontos atrás. Tudo reunido para que o duelo entre as turmas de Messi e João Félix seja emocionante.
O último encontro estas duas equipas foi em janeiro deste ano, com o Atlético a levar a melhor com uma vitória por 3-2. Esse jogo, porém, foi para a Supertaça e nem em Espanha teve lugar, com a competição realizada na Arábia Saudita. Foi um espectáculo memorável, com cinco golos e o Atlético a dar a volta ao resultado nos minutos finais para seguir para a final da Supercopa.
Mas os duelos entre catalães e colchoneros têm sido tudo menos equilibrados, no que toca ao saldo. Nos últimos 20 jogos, apenas três vitórias do Atlético Madrid, contra 12 do Barcelona. E se contarmos apenas com os jogos da Liga Espanhola temos de recuar até 2010 para encontrar uma vitória do Atlético. E há quantos anos não ganham os de Madrid em Camp Nou? Há 14, desde 5 de fevereiro de 2006…
Barcelona e Atlético estão em momentos de forma semelhantes. Desde a retoma os catalães ganharam três jogos e empataram dois, contra quatro vitórias e um empate do Atlético. Os madrilenos vêm de quatro triunfos consecutivos, enquanto o Barcelona empatou na última jornada, frente ao Celta Vigo.